Tuesday, October 09, 2012

No Comprendo, Gangnam Style




   Sempre entendi a prosa e a poesia como artes menores quando comparadas com a música. O critério, grosso modo, é o do custo-benefício: três ou quatro minutos de melodia exprimem, quase instantaneamente, uma miríade de emoções que um (bom) romance leva mais de 200 páginas.
   Aliás, mesmo quando a discussão fica circunscrita ao que se entende por "música", percebe-se a supremacia da melodia sobre a letra - vide o sucesso da incompreensível Gangnam Style.
   Não sou fã do gênero, mas o insólito de se escutar música oriental sem fazer a menor ideia do significado despertou em mim, além desta "reflexão artística", um segundo efeito - menos introspectivo e mais nostálgico. Recordei da infância, acompanhando as aberturas dos seriados japoneses da época. O engraçado é que aqueles ideogramas espalhados na tela assustavam mais que o idioma das canções. Seja como for, não fazia diferença. O importante é que os clipes eram sensacionais.


   No vídeo, quatro aberturas míticas...



2 comments:

  1. PS: a cena do Jiraya pulando, sem corte, do helicóptero para os caminhões é digna de nota. Malditos ninjas. Mal posso ver seus movimentos...

    ReplyDelete
  2. Tem a versão legendada da música do Jaspion
    http://www.youtube.com/watch?v=ozWYsPZiwLs

    ReplyDelete