Wednesday, September 19, 2012

New Yorkers (3 de 5) - Show me the money





     Não estou, definitivamente, entre os que fazem uso pejorativo do termo “capitalista” para descrever o comportamento do povo americano. Capitalistas também somos, não? Condená-los por isso seria ignorar que o relativismo é uma via de mão dupla: a repulsa à imposição do american way of life mundo afora não invalida o seu direito de existir em solo yankee.
     Relativismos à parte, alguns aspectos do capitalismo norteamericano de fato causam estranheza a outros povos a ponto de adquirirem ares de disfunção. É como se a ótica do show e do lucro invadisse searas que lhes deveriam ser estranhas.
     Em duas Igrejas que visitei (St. Patrick e Trinity) havia lojas de souvenirs no interior do templo, disputando espaço com os fieis. Outro exemplo, esportivo: durante o jogo de baseball do New York Mets, os espectadores pareciam muito mais interessados em comer e se divertir nas atrações do CitiField (uma arena para 42 mil pessoas que custou quase o dobro do previsto para o Itaquerão) do que em torcer pelo time - algo impensável durante um jogo do Corinthians.
     Para não mencionar as convenções políticas na tv – um verdadeiro circo...
     Em suma, os EUA são, mesmo, o país do show business. Quem poderá culpá-los?

     No vídeo, um ícone novaiorquino: o magnata e showman Donald Trump.



- - - - - -   PARTICIPE DO GRUPO NO FB - - - - - -




No comments:

Post a Comment