Sunday, January 13, 2013

Excel Facts





    “Isso aí depois sai pronto no Excel!”

    Taí uma frase que termina com qualquer reunião/discussão que envolva números passíveis de serem inseridos em uma planilha eletrônica. É uma espécie de frase-trunfo: quando em dúvida, basta apelar para as habilidades míticas do Excel. Tiro e queda.

    O que acontece é que as pessoas têm uma ideia de onipotência quanto às possibilidades do programa. Embora 95% dos usuários utilizem apenas as 4 operações fundamentais, todo mundo já ouviu falar que ele serve para tudo: Matemática Financeira, Estatística, Banco de Dados, Macros (que diabo é isso?!)... Assim, duvidar do Excel é como assinar um atestado de ignorância, mesmo quando você tem razão. “Blasfêmia, você não sabe mexer em Excel!”, alguém dirá. “Vi um indiano fazendo isso na versão para celular”, dirá outro. “Soube de um russo que dividiu por zero em uma célula!”. E por aí vai. Cheguei à conclusão de que, se o cinema fosse mais realista, Neo enxergaria a Matrix em um arquivo .xls ao invés daqueles números verdes caindo em cascata.

    É por isso que, quando o assunto surgir, o mais prudente a fazer é concordar. Afinal, o ser humano só consegue utilizar 10% da capacidade do seu cérebro. E #NULO! % da capacidade do Excel.


PS: Essa já é a minha segunda dica para uso exclusivo em reuniões enfadonhas. A primeira foi o "Salva na nuvem", em algum post perdido por aí.




No comments:

Post a Comment