Sunday, November 25, 2012

Segunda Mão - Cinthya Nascimento



- - - -  Texto enviado pela Cinthya Nascimento - - - - 



    Acho que a experiência mais complexa e mais almejada pelo ser humano é a do autoconhecimento e, diante disso, passamos a vida travando batalhas com os nossos anseios, sentimentos, nossas crenças...
    Há pouco saí de um relacionamento que deixou algumas marcas e, a partir de uma breve reflexão, cheguei à conclusão de que ser solteiro é uma das formas mais completas de buscarmos, dentro de nós, o “Eu”.
    Relacionamentos, por mais sadios que sejam, não são o retrato integral de nós. Acabamos vivendo o outro, querendo atingir e ser a expectativa do outro em relação a nós mesmos. Buscamos muitas vezes no outro a força que nos falta e acabamos apoiando nossas vidas em algo instável e mutável. Vivemos o que eu chamo (na verdade acabei de inventar) de "Alegria Condicionada".
    Na solterice, passamos a enxergar e a conviver com as nossas chatices. A gostar (ou não) da nossa própria presença. Ser solteiro proporciona a experiência de saber como ficamos insuportáveis quando contrariados. Vemos como é difícil nos aturar!
    “Quem tem sorte é Sorteiro”. Solteiros evoluem! Viram experts em Matemática e Economia. Percebem como a conta do restaurante é inflacionada (dividindo era tudo mais barato...) e passam a fazer economias, investimentos.
    Como pudemos assistir aqueles filmes mela cueca!? Viramos, também, críticos de cinema.
    Solteiro é um ser alegre, sociável... Conhece gente nova (não necessariamente interessante), vive a alegria da liberdade! Não precisa ouvir como foi o dia de ninguém (afinal, de problemas já bastam os meus). Não precisa ligar para falar que chegou, nem avisar aonde vai.
    A vida de solteiro é uma correria. Solteiro vive à caça!
    À Caça de amigos para sair e ver aquela exposição que só você acha interessante. À caça de companhia para o cinema. À caça de gente que queira fazer aquela viagem roots que você adora.
    Solteiro vive à caça de um abraço, de uma mensagem de boa noite e de simplesmente ouvir “você esta linda”.
    Solteiro passa a ser filósofo, psicólogo e antropólogo. Tenta entender o que errou, onde errou e por que não deu certo. Busca remediar seus defeitos e valorizar o esforço do outro em te fazer feliz.
    Solteiro só tem um defeito. Estar sozinho.



- - - - Siga o grupo no Facebook - - - -




1 comment: