Thursday, July 01, 2010

DDC, Distúrbio de Déficit Cultural


Em minhas últimas discussões culturais, ao trabalho e entre amigos, tenho percebido que passei a sofrer de DDC, e o quadro é sintomático: leio muito pouco, e do que leio esqueço grande parte. Invejo quem se recorda da trama e dos detalhes de romances que leu há anos. Dos filmes nos quais determinada atriz atuou. Das teorias sustentadas por x ou y filósofo.
O diagnóstico do distúrbio é nebuloso, e via de regra descamba para a subjetividade. Depende, ainda, do seu círculo de amizades e exercício profissional. Outrossim (taí uma boa palavra, mas que não quer dizer nada), aí vão alguns pointers para você diagnosticar o seu. Leia a lista e veja se você se identifica. A ANVISA adverte que duas ocorrências bastam para identificar o DDC. Três ou mais configuram Síndrome – a SDC. Pode ser o caso de se consultar na biblioteca mais próxima.

- Em uma conversa sobre cinema, você rebate o argentino “O Segredo de seus Olhos” com “Homem de Ferro 2”.
- Revisitar os clássicos, para você, é assistir Esquadrão Classe A.
- Numa discussão sobre a conjuntura econômica, sua contribuição se resume a “É, o mercado imobiliário está mesmo aquecido”. Não importa se o assunto é o mercado MObiliário.
- Paulo Skaf? É construtora?
- Quando se debatem as opiniões de articulistas, você só cita Diogo Mainardi ou Arnaldo Jabor.
- Bach, Chopin, Liszt e Schopenhauer. Quem é o estranho no ninho?
- Índio da Costa?! (Certo, esse ninguém conhece, nem o Serra)
- Lendo o livro: “Mas Alice no País das Maravilhas não era pra criança?”. Vendo o filme: “Mas como assim é em 3D e não é desenho? Aliás, não era pra criança?”
- “Eu li na Veja”.
- Twitter? Facebook? Não, obrigado. Já tenho Orkut.
- Citar a Anvisa não te soou estranho. E que diabos são pointers?

    ( Em breve a continuação do último post )

    1 comment:

    1. Falar que viu na Veja é um ataque aos seus próprios neurônios. Ou no mínimo a pessoa perdeu uma grande oportunidade de ficar quieta. 3D, 4D, etc é modernidade. Homem de Ferro 2 é ultrapassado. Agora, Paulo Skaf é presidente licenciado da Fiesp, já foi presidente com muito louvor do Sesi e Senai e é um empresário do setor têxtil. Ele é casado, pai de cinco filhos e pela primeira vez é candidato ao governo de SP. Ele entrou na política para batalhar, chapa puro sangue.

      ReplyDelete