Saturday, November 19, 2005

He-man


“Esse é o cara!”. Deve ser mais ou menos essa a tradução de He-man, porque qualquer outra tentativa para o português soa muito estranha aos ouvidos e à gramática.
Dia desses, enquanto assistia Globo News, o controle escorregou acidentalmente e o canal foi parar no Cartoon Network (ali do lado, para quem não sabe) onde estava passando a nova versão animada de He-Man.
Quase nada mudou. Os vilões e os aliados do Reino de Eternia continuam os mesmos de sempre. Minto... duas coisas mudaram: o corte de cabelo estilo “cortina” do He-man agora está mais moderno (já não fazia sucesso nem entre as crianças da minha época) e muitos dos personagens tiveram seus nomes trocados para o inglês: Esqueleto virou “Skeletor”, e Mentor, “Man-at-arms” (!) ou coisa do gênero.
O príncipe Adam continua um fracasso aos olhos da corte, sempre fugindo na hora que o bicho pega. Também pudera... quando um herói tem duas identidades, pelo menos uma delas é necessariamente um fracasso. Por experiência própria, sabemos que dar conta de uma só personalidade já é difícil. Imagine então de duas, sendo que uma delas tem que ser heróica e a outra, pelo menos, não pode comprometer.
Outra coisa que permanece essencialmente igual é a transformação de He-Man. Quando Adam se transforma no protegido de Greyskull, o efeito daquele raio que o atinge assemelha-se ao de pegar no sono dentro de uma câmara de bronzeamento. He-man fica mais moreno, com a voz grossa e menos roupa. Já acorda se espreguiçando, a voz cavernosa... “Pelo poderes de Greyskull!! Que horas são? Dormi muito? Nossa, estou todo queimado... Eu tenho a forçaaaaa!!”O mais impressionante é que ninguém no Reino percebe as semelhanças entre Adam e He-man. Uma vez no Natal meu pai foi ao banheiro bem na hora que o Papai-Noel chegou. Não percebi nada na época. Mas ele estava de gorro, barba branca, barriga postiça... Se tivesse voltado mais moreno, falando grosso e com menos roupa, certamente eu teria percebido alguma coisa. Ficaria um pouco assustado, é verdade. Mas se o presente fosse bom, tudo bem.

11 comments:

  1. Talvez eu tenha sido uma das suas primeiras leitoras... e continuo sendo a sua maior admiradora! O texto é dez!

    ReplyDelete
  2. Talvez eu tenha sido uma das suas primeiras leitoras... e continuo sendo a sua maior admiradora! O texto é dez!

    ReplyDelete
  3. Faço minhas as palavrar do Bola (Pânico): "ÒTEMO!"

    ReplyDelete
  4. Você realmente domina a arte de causar nostalgia... ets, he-man hehe gostei! Ficou muito, como sempre.

    ReplyDelete
  5. Pra variar, excelente...
    Tirando os atrasos habituais, o blog merece - mais uma vez - meus parabéns.
    Abraços

    ReplyDelete
  6. MUITO BOM , só uma correção quem se vestiu de papai noel foi o tio zé,confessa, vc realmente pensou que era o papai noel...

    ReplyDelete
  7. o blog tava meio zuado para carregar imagens. mas agora sim...

    ReplyDelete
  8. Esse pessoal que mora na "divisa" não sabe mesmo o que é pontualidade...tststs!

    ReplyDelete
  9. Chico, larga as raquetes e escreve mais um texto... deixa de ser preguiçoso... vou contar tudo pro Suplicy

    ReplyDelete
  10. Olá, Chico. Obrigado pelo comentário lá no meu blog! Cara, já tinha acessado seu blog uma vez, provavelmente pelo Orkut também. Aliás, tinha quase certeza que havia deixado um comentário na ocasião, por que lembro que tinha gostado bastante dos seus textos. Mas acho que acabei deixando para depois e fiquei sem comentar. Amigo, obrigado. O importante é perseverar! Existem fortes boatos de que saia outro logo logo. Ficarei torcendo. Abração!

    ReplyDelete
  11. Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

    - David

    ReplyDelete