Thursday, June 13, 2013

130%




    A fim de satisfazer uma curiosidade pessoal e pedagógica, resolvi empreender uma exaustiva pesquisa de campo a respeito da influência do meio e da genética na formação da personalidade de uma criança. O levantamento incluiu consultas a neuropediatras, curiosos e mães de gêmeos - entre outros estratos da sociedade civil. Apresento, aqui, os resultados preliminares do paper.
    De acordo com a corrente dominante, e em consonância com os dados empíricos coletados, ambiente e genética dividem meio a meio a responsabilidade - o que me pareceu um resultado um tanto conciliatório.
    Notei, porém, ao final dos trabalhos, que eu havia desconsiderado a variável astrológica. Os signos. Optei, portanto (e amparado nos rigores do método científico), por adicioná-la a posteriori. Na razão arbitrária de 30%. Espero não ter me esquecido de quaisquer outros componentes: novas alterações poderiam comprometer sensivelmente a validade estatística do estudo.

    Em breve, estudos estatísticos sobre reuniões de trabalho.



- - - - -  Siga no Facebook  - - - - - 



Thursday, June 06, 2013

No Aeroporto




 
    Confiscaram-me, em Guarulhos, o desodorante. O frasco estava na mala de mão, 50ml a mais do que o permitido. Aparentemente é o bastante para sequestrar um avião, ou mesmo botá-lo abaixo.
    O curioso foi que o operador da máquina de raio X ficou tão satisfeito em achar o desodorante que deixou passar o canivete - que, aliás, nem era assim tão pequeno. Embarquei, desse modo, armado para Paris.
    É claro que eu não sabia que levava um canivete na mochila - do contrário o teria deixado em casa. Quem me avisou, já na volta, foi um agente do aeroporto Charles de Gaulle. Aliás, gostou tanto do canivete que pegou pra ele.
   Aparentemente, o raio X francês funciona melhor do que o brasileiro. Mas, justiça seja feita, depois que tiraram o desodorante ficou fácil...




Tuesday, June 04, 2013

Câmbio, desligo!





Casa de câmbio, ao telefone.

- Bom dia, em que posso estar ajudando?
- Eu tenho uma dúvida, acho que você pode me ajudar.
- O senhor tem cadastro?
- Tenho.
- Qual é o número do seu CPF?

( Fico imaginando por que alguém precisaria do meu cadastro para responder uma pergunta simples e genérica. E no tempo que aquilo levaria...)

- Olha, precisa mesmo? Estou com pressa. Só quero saber se posso comprar moeda pagando no cartão.
- Até pode... - ela responde, contrariada. - ... Mas pagando no cartão o senhor perde o direito ao desconto.
- E de quanto é o desconto?
- Não tem desconto.
- !?
- O senhor gostaria de estar adquirindo um cartão de viagem ao invés do dinheiro? É muito mais prático.
- Interessante. Como funciona?

(Ela gasta longos minutos explicando como aquilo é um ótimo negócio. Eu faço que escuto.)

- O senhor tem interesse?! - parece entusiasmada.

- Não.

Pelo menos eu também gastei o tempo dela. Quites.



- - - - Siga no FB - - - -