Saturday, February 26, 2011

Crítica Cultural



Quando alguém recomenda algum livro, filme ou música, mergulha inadvertidamente no caldeirão pulsante da subjetividade alheia, sem muita chance de sair ileso. E quanto mais ousada ou original a dica, maior o risco do caldo entornar. É por isso que deixar-se influenciar por uma crítica é como andar no escuro: a gente nunca sabe o que vem pela frente.
Desse confronto entre a opinião de um e a expectativa do outro costuma aflorar o sentimento de fracasso do crítico frustrado. Ninguém gostou da sua indicação e – pior -, ninguém dará crédito às suas próximas. É como estar aprisionado num permanente estado de suspeição, debatendo-se inutilmente na inescapável armadilha da culpa presumida. À espera de que um eventual – e improvável - futuro acerto diminua-lhe o débito.
Pessoalmente, porém, devo confessar (com humildade) que nas raras vezes em que não fui certeiro não foi a frustração da discórdia ou o receio do descrédito os sentimentos que prevaleceram no fundo de minh´alma. Não. A surpresa da rejeição alheia sempre despertou em mim um sentimento inesperado de propriedade. Como se a negação dos demais significasse tão somente que a obra eleita foi feita para mim e mais ninguém. Que há algo de meu nela e que é até bom que menos pessoas a conheçam e admirem. Mesmo porque, caro leitor, há algo nesse tipo de obra de consumo indigesto que nos expõe. E isso faz toda a diferença – para o prazer da experiência e o receio da exposição.

Aproveitando o clima de Oscar, fica a dica ao leitor: “O Discurso do Rei”, muito bom filme.

5 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Infelizmente, a maioria sente-se constrangida em expor o que pensa pois a cultura do medo prevalece no subconsciente da nação tupininquim. Ousar a sugerir algo, já tomam como afirmativas e ao mesmo tempo 'metralham' a pessoa ao invés de ao menos tentar descontruir ou objetar seu argumento. Ótimo texto , se gosta dos MC's , às favas para quem vá contra...Aproveitando o título do blog - EM TEMPO leia o texto do
    link abaixo:
    http://www.olavodecarvalho.org/convidados/roedores.htm

    ReplyDelete
  3. Por isso que vou assistir ao filme da Bruna Surfistinha sem me ater aos comentários dos que "de mulher sentem repulsa", hehehe!

    ReplyDelete
  4. Adorei "O Discurso do Rei". Vou ficar de olho nas suas próximas indicações, Chico! hahahaha

    ReplyDelete